É comum encontrar pessoas encucadas com o fato de limparem por vezes o sistema e este, ainda sim, acusar pouquíssimo espaço livre em disco. Isso ocorre porque, na maioria das vezes, este espaço está ocupado por arquivos pessoais, bem como músicas, arquivos de vídeo, fotos e assim por diante. E os limpadores, softwares da categoria do poderoso CCleaner, agem eliminando apenas o que é desnecessário ao sistema, deixando de lado — obviamente — os arquivos pessoais do usuário.
Uma das saídas, nem sempre prática, é vasculhar o computador através do Windows Explorer em busca das pastas que estão ocupando espaço em excesso — é um método pouco recomendado, já que é demasiadamente trabalhoso e o usuário pode cometer o erro de apagar arquivos que não deveria. A outra é aproveitar softwares como o Disk Space Finder.
Este utilitário pequeno é capaz de lhe mostrar rapidamente o quanto cada pasta do Windows está consumindo o disco rígido da máquina. Além disso, permite que o usuário navegue de forma interativa entre as estruturas de diretórios, visualizando em tempo real o quanto cada pasta representa em espaço consumido.
Visualização interativa
O modelo gráfico utilizado é o famoso “pizza”, dando uma impressão melhor já que o disco rígido possui forma semelhante. Cada porção, ou fatia, é rotulada com o nome da pasta que representa, o espaço em disco que esta ocupa e uma cor individual. A partir desse gráfico, o usuário poderá, através do duplo clique sobre uma dessas “fatias”, acessar seus respectivos subdiretórios e visualizar, também, o espaço por eles ocupados.
A interação se faz toda com o mouse e vem acompanhada de efeitos que valorizam o visual do aplicativo. Agora não há mais razão para você ficar em dúvida quanto às pastas que estão abusando do seu disco rígido.
Requesitos
O programa requer o Microsoft .NET Framework 3.0 para funcionar. No entanto, este é baixado e instalado automaticamente pelo instalador do Disk Space Finder, caso não seja encontrado em sua máquina.
NOSSA OPINIÃO
O Disk Space Finder se mostrou com um dos softwares mais agradáveis de utilizar da categoria. Mostra a ocupação de espaço em disco pelas pastas do Windows de modo bastante claro e com uma interface bem interativa. Se levarmos em consideração o visual e os efeitos que oferece, podemos afirmar que o consumo de recursos do sistema está dentro do esperado.
Outro ponto interessante é análise do espaço ocupado, que é realizada somente ao acessar a pasta em questão. Deste modo, pode-se ter um ganho de tempo, já que o disco não será analisado por inteiro à toa.
Tamanho: 537 KB